terça-feira, 5 de junho de 2012

Tricotar a 4: Cuide-se!

Convidei 4 amigas a fazerem uma coluna aqui no Cuide-se! 
Ana Martins | Carol Lima | Amanda Caballero | Jah Prieto
Meninas, como vcs se cuidam?
As quatro combinámos começar esta nossa coluna por responder à pergunta inicial da Rose [Meninas, como vcs se cuidam?] e falarmos como nos cuidamos (... ou não)


Eu sou assumidamente sedentária. A minha profissão é para estar sossegada e sentada a maior parte do dia. Escrevo, e quando os temas são complicados, como. Muito. Já me aconteceu engordar 10 quilos dez, sim... enquanto escrevia um dos livros... Na verdade (e para ficar bem na fotografia) essa compulsão é directamente proporcional à rapidez com que produzo trabalho... escrevo rápido, mas aprendi a parar, a intervalar com pausas para caminhar, fazer mais refeições equilibradas e evitar dias de 16h a 18h a teclar entre trabalho, pesquisa e diversão.
Não é um mito urbano: as minhas personagens quando reflectem enquanto preparam alguma refeição, é porque eu a fiz mesmo, com grande probabilidade de ter sido às 3 ou 4h da manhã, é sabido e tido como piadola entre os meus amigos chegados que sabem (e apreciam) o muito que gosto de cozinhar. De cozinhar, de receber os amigos e de comer... Ahh!! gosto sim dos prazeres da mesa! Sou assumidamente sedentária e um bom garfo, e se não tomo cuidado fico que nem a bonequinha aí do lado, que convenhamos, não é tão simpática quanto as da Rose no blog!!!

Assim como a Rose, já emagreci bastante! Há alguns anos, cheguei a pesar 120 kg. Emagreci 40 kg no prazo de 1 ano. Sabe como? Não foi com milagres! Tomei vergonha na cara, comecei a fazer aulas de dança de salão e diminui as calorias consumidas diariamente! A dança me conquistou tanto, que eu acabei virando ajudante do professor. Dançava todos os dias e, nos finais de semana, eu passava a noite dançando, bebendo muito água, rindo horrores e curtindo os amigos. Foi uma época muito boa. E, que me lembre, a única que eu realmente me cuidei e me amei. Infelizmente, hoje, já sou sedentária de novo e como super mal. Não tenho horários certos para comer, isso quando dá pra comer e como muita bobageira. Aff.... resultado? Acabei engordando de novo! E, como tenho alergia de conservantes parabenos, acabei deixando a maquiagem e os hidratantes de lado... sniff... a coisa tá feia! Quem sabe, agora, com a coluna, eu não tome vergonha na cara novamente?


Hello girls!!!
Aqui é a Jah, vim conta pra vcs como eu me cuido, aliás, como eu não me cuido... hehehe Sou sedentária, aliás, odeio qualquer forma de exercícios, às vezes me dá a louca e me matriculo em uma academia e ainda faço pacotes de no mínimo 3 meses, sabe pra que? Para jogar dinheiro no lixo... Pois não consigo completar os 3 meses nem a pau, a minha ultima tentativa eu embarquei numa de lutar Boxe, comprei ataduras, luvas, roupas novas de ginástica, enfim gastei mó grana a troco de NADA! Que ódio... de mim é claro!!! Se pelo menos eu me alimentasse direito... Mas ADORO tudo o que é porcaria, sabe aquela gordurinha dos bifes suculentos, aquelas pelinhas sequinhas de frango, e aquelas batatas fritas, aiiiii só de pensar nisso minha boca enche d’água!!! Queria poder terminar esse texto dizendo que me redimi que estou firme e forte no meu propósito de me exercitar, mas sinto muito em decepcioná-las, pois eu continuo sedentária. Há um tempo entrei em uma crise existencial, que estava gorda e tal, e decidi procurar uma nutricionista, paguei caro na consulta, ai pensei puts é agora ou nunca, e foi nunca... huahauau Até que enquanto estava freqüentando o consultório (durante um mês) fiz a dieta certinha, mas vocês vão ter que concordar que comida de dieta não tem graça nenhuma... Consegui emagrecer 3 míseros quilos, que é claro que quando eu parei com a dieta eles voltaram muito mais rápido... Lá no Centrinho, hospital onde trabalho, lançaram um programa “Cuidar da gente” fizemos vários exames para diagnóstico, entrevista com nutricionista, psicólogos, enfermeiros, os meus exames deram um pouco alterados, a nutricionista me deu, entendam, ME DEU capsulas de berinjela para que eu tomasse todos os dias para que meu colesterol baixasse, perguntem se eu tomei as capsulas? É claro que a resposta é não... E Por quê? Por que sou uma sem vergonha!!! hahaha Aff! Acho que já dei exemplos de mais de como não se comportar não é???


Será que eu me cuido ou sou preguiçosa que nem essas três ai de cima? Eu passei a engordar gradualmente, a partir dos meus 19 anos, e nem percebia isso ou fazia de conta que não! Assim, como a Jah, me matriculava nas academias, pagava os planos, frequentava no começo e depois largava. Devido ao meu sobrepeso, também surgiu uns problemas de saúde. Então, lá estava eu, gorda, doente, e me achando a Miss Brasil!
Até que a minha formatura se aproximou, e eu queria comprar um vestido divino, e entrar linda, magra e maravilhosa no baile! Ou seja, somente assim, eu tomei vergonha na cara! Começou a Operação Formatura, ficar magra em 6 meses, as celebrações eram em janeiro de 2011, e tudo começou em Agosto de 2010! Fui no meu endocrinologista que me passou remedinhos para inibir o apetite (não foram anfetaminas!); na nutricionista que me ensinou a comer direito e compensar calorias; e me matriculei na academia, contratando um personal trainer, o Fred, com quem treino até hoje ! Sim, é o milagre! Só assim, eu vou na academia, porque eu tenho um compromisso com ele, sei que tá me esperando lá, então, apesar de eu não ter vontade de ir, eu vou por consideração ao coitado!
Foi pela vontade de estar linda em um dia (como eu sou fútil, rs!) que eu mudei os meus hábitos, e a minha saúde agradeceu! Agora eu vou duas vezes na semana na academia, me controlo na alimentação, óbvio que eu tenho os meus dias de abuso (todos os finais de semana!), mas tudo é uma questão de saber se controlar nos demais!



11 comentários:

  1. ai gente, eu sou TOTALMENTE sedentária, esses dia tentei fazer Jump, fiz cinco minutos e sai com a bronquite atacada! resultado: nunca mais farei hahahaha

    engordei 20 kg em um periodo de um ano e meio, hoej quero emagrecer, mas não sou doente por isso hehehehe

    AMEEEEI O BLOG Rose

    ResponderExcluir
  2. Amanda, eu me identifiquei muito com o início do teu depoimento. Essa coisa de ir engordando aos poucos e não se dar conta, de continuar se achando uma miss, tem tudo a ver com o meu início, quando comecei a engordar. Foi no início da faculdade. Eu cursei um semestre e então teve uma greve looooonga, a mais longa da história da universidade. Eu tinha academia paga, mas ao invés de frequentá-la, preferia sair de noite e passar os dias deitada na cama curando a ressaca do dia anterior com salgadinhos de confeitaria e coca-cola. Resultado: engordei 12 quilos em 4 meses. E só percebi que estava gorda quando vi uma foto minha ao lado de duas amigas. O susto que levei... A partir daí comecei a fazer dietas. Acho que foi a pior ideia que eu tive. Porque se eu emagrecia 10Kg, em seguida engordava 15. Aí perdia 15, mas depois engordava 20. E assim a coisa foi indo... Hoje eu nem cogito fazer dieta. Quero sim diminuir quantidade de certas porcarias que eu como e voltar a fazer exercício, mas me forçar a comer o que não gosto? Não dá! ODEIO salada, ODEIO a maioria dos alimentos considerados saudáveis, e me recuso a transformar o momento da refeição num suplício. O dia que eu tiver com falta de vitaminas ou de qualquer outro item essencial, o médico vai ter que me prescrever em cápsulas, mesmo. kkkkkkkkkkkk! Essa semana mesmo vou me matricular na hidroginástica. Eu e a terceira idade, hauhuahhauhauahuahuah!

    Jamylle, ri muito com teu depoimento. Quando li do 'programa' que rolando lá no seu hospital, lembrei do terrorismo que os médicos do trabalho fazem nos funcionário, lá no meu hosp. Tive exame periódico, mês passado, e fiz questão de escolher uma médica mais delicada, que não fosse me xingar e gritar no meu ouvido "TU TÁ OBESA". Não adiantou nada, porque ela me chamou de obesa igual, hauhauhauahuahuah! Só que foi com educação e jeitinho... Não doeu tanto... Ainda me mijou pq minha pressão tá alta, affff!!!

    Ai, meu Deus, por quê? Por que não é mais fácil? Porque é que alface não tem gosto de pizza de calabresa e maça de kit kat? Heim?

    Gurias, AMEI a primeira participação de vocês nesse blog lindo da fofíssima Rose! Tô curiosa pelos próximos capítulos, já!

    Bjs às cinco!

    ResponderExcluir
  3. Lari, eu tive essa fase de emagrecer e engordar, emagrecer, engordar e assim sempre... uma tristeza!!! Pra mim, também é um parto comer salada, odeio com toda a minha força, tbm digo q eu precisava de cápsulas de salada, a vida seria mto fácil!
    Mas eu consegui achar o meu equilibrio, certeza q vc tbm acha!! Nem q seja na hidroginástica... hauhauhauahua....

    ResponderExcluir
  4. Afff! Gurias, relevem os erros de português gritantes! Não sou analfabeta, é só que escrevi tudo no calor no momento e não revisei antes de publicar...

    ResponderExcluir
  5. Minhas lindas e queridas, amei o sincero depoimento de vcs!!!! Como nao poderia faltar eu vou dar dicas de alimentação, formas de balancear a comida a fim de ter prazer sim Larissa meu amor de comer coisas mais leves com um toque de bacon, pizza q nao engorde muito e saladas que são uma refeição! Querem saber mais???? Continuem por aqui, amanhã teremos novidades!!!! Bjs e obrigada a todas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Larissa, as quatro voltaremos ao tema certamente, porque não se esgotou neste post, porque já todas passámos por muitas fases nas nossas vidas, imagina eu cá do alto dos meus 50 anos, se fosse contar tudo, não escrevia uma coluna num blog, escreveria um livro!! Já pesei 50 kg, já vesti 36, já andei pelos 88 kg e a vestir 46... Já fiz vida equilibrada e fui campeã de natação e já estive meses a fio de perna estendida (com problema sério num pé depois de ter caído e o ter torcido)...
    Agora, a realidade é que todas preferimos comida reconfortante e 'engordativa' por motivos que vão muito além das papilas gustativas e da Dona Gula... a verdadeira tentação é conseguir o equilíbrio entre o corpinho e a alma, e as dicas que a Rosemary nos vai dar, adivinho cada uma de nós expectantes em ler e assimilar. Há uma forma de coordenar uma vida mais 'fácil' com tantos factores adversos que todos temos na vida.... só temos uma vida garantida - essa daí - e uma 'carcaça' que nos acompanha, se estiver em ordem, a viagem fica mais aprazível!
    Um beijoooo, meninas, desde este lado do Atlântico!!
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  7. Vou virar Rata deste Blog rsrsrs... pq lendo aqui todos os depoimentos (Rose, Ana, Carol Amandinha, Jah e da Lari e cia)vejo que o negocio é muito parecido em todas as casa. Meu biotipo é de uma pessoa GRANDE (graças a miscigenação) ... quando eu pesava 65kg parecia uma caveira mesmo sendo este o meu peso "ideal" os ossos saltam, 70 fica bom.. mas no momento estou muito longe desta realidade, pelo menos uns 30kg :s o que me frusta muito. O ápice de tudo isto foi a minha ultima gestação e claro o SEDENTARISMO.

    Ao contrário da Lari eu ja curto sim umA alimentação a base de verduras e legumes ... mas como diz meu marido, "como vc quer emagrecer se é da cama pro sofá do sofá pro computador do computador pra cozinha O.o" fato ele tem razão, e depois do médico me da uma enorme bronca porque tenho tendência a todas as doenças que vem junto com a obesidade (hereditariedade de novo)acordei ...bem acordei em termos.

    Comecei a fazer uma RA em DEZ quando cheguei ao peso de 106 kg :/ e sim eu conseguir chegar a janeiro com 97kg sem exercícios sem nada so na alimentação
    mesmo, mas como alegria de pobre dura pouco deste 97kg hoje ja estou com 100 novamente fiquei triste chateada mas sei que contribui pra isto o que me deixa um pouco mais depre e o que desencadeia a compulsão pelos doces. Bem estou disposta a retomar o rumo de novo voltei pra academia do condomínio estou tentando me reeducar na alimentação ..ta difícil começar TUDO de novo mas sei que vou conseguir pq tbm quero esta bem em DEZ no casamento da minha prima da qual sou madrinha e vou usar um Arthur Caliman :D ...

    Bem como disse a principio serei a rata deste Blog ..pra acompanhar todas as dicas da Rose (linda) ... e das meninas. Me desculpe o tamanho do post e os erros mil bjs
    Desa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desa, eu também estou na casa dos três dígitos... Ó dor...

      Excluir
  8. Desa, eu acho que todas nós vamos ficar ratinhos deste blog. :D
    Para dizer a verdade eu sei dos conselhos da Rose faz anos... mal de mim se não os tivesse aprendido ao longo da vida!, a luta é para mim não a fase de dieta, mas a da manutenção após dieta. o manter-se em forma é o «terrível» e apesar de 'saber' o que Rose poderá vir a escrever, dá um incentivo lê-la, e ajuda-nos.
    Esse equilíbrio não advém apenas do exercício e do prato, começa na nossa cabeça e há tantos motivos 'fáceis' de nos fazer escorregar...
    Beijinhos malta!!

    ResponderExcluir
  9. Ai meninas, eu sou completamente sedentária e desequilibrada com relação a alimentação, não resisto a doces, batatas fritas, salgadinhos, refri, lanches e por aí vai. Não tenho saco pra frequentar a academia, mesmo que ela seja dentro do condominio onde moro. Há dois anos atrás emagreci 13 kilos, cheguei a pesar 62 com 1,72, agora estou com 71 kilos, ou seja, já estou quase encontrando novamente tudo que perdi. Vou ficar ligada no blog, preciso de motivação pra manter a linha na alimentação e fazer exercícios.

    Beijinhos,
    Jaqueline

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...