quarta-feira, 6 de junho de 2012

A história da minha alimentação - Dicas de como consegui!

Gentem, como é que é uma pessoa obesa, que se olha no espelho e não gosta do que vê, mas diz que não come nada de errado????
Esse é o começo de uma consulta com a nutricionista na fase 1 da minha cirurgia. Bendita nutricionista, ela foi um anjo em minha vida.
Anjo sim, pois eu cheguei como quem chega chegando, achando que a gorda e errada ali não era eu, dizendo claramente que eu não comia nada de errado, imagina... e ela na serenidade que nunca havia visto em um profissional de saúde, me perguntou o que eu comia e como comia.
O que mais me impressionou naquela consulta foi a forma como ela me "mostrou" que eu estava me suicidando todos os dias, suicídio sim, 2 litros de Coca-Cola e uma barra de chocolate por dia, isso é um suicídio, mas não me proibiu nada e nem me deu aquelas receitinhas de matar a gente só em ler: 1 colher de arroz, 100 gr de frango.... ai isso tudo já me desanimava ali mesmo. Ela fez uma barganha comigo e é isso que gostaria que vocês aqui pudessem entender e usar na vida calórica diária de todos.


                  FRUTAS
Grande martírio de minha vida, eu comia uma ou outra mas não via graça nenhuma nessa onda de comer fruta entre as refeições, achava tudo balela... não era balela não gentem.
Nessa brincadeira, ela me ensinou comer as frutas com um pouco de granola nem sabia que isso era para comer gentem que aprendi a amar, com creme de leite (pouquinho) e frutas secas, as quais fazem um bem danado e tem muita fibra. Com isso passei a comer frutas, fiz uma troca, no fim de semana comia outras coisas.

                                                                                 SALADAS
Outro grande terror na minha vida, comia, mas para dizer que eu era ligth, claro que a folha de alface no canto do prato ajuda, mas não quando o mesmo está recheado de fritura... mas vamos a barganha da nutricionista. Ela me ensinou por as verduras e legumes que eu gosto, juntamente com um pouquinho de parmesão ralado grosso, com tomate seco (pouco), ovos cozidos, presunto de peru picadinho e um pouquinho de baccon frito de vez em quando e azeitonas picadas. Em resumo, incremento minha salada, que uma vez por semana só como isso, pois são tantos complementos que acabo não precisando de pôr carne ou outro tipo de acompanhamento, mas é porque eu como pouco, por isso me sinto saceada logo.

           PÃO INTEGRAL
Outra barganha difícil de fazer, mas muito necessária foi a do pão! Meu Jesus amando, está para nascer um ser obeso mais facinado por pão francês como eu... eram 3 ou 4 por dia... já nem mem lembro mais! Imaginem comer o integral, euzinha quase chorei, mas troquei.
É algo muito interessante, pois ele ajuda no intestino se você ingerir bastante água, e eu me obrigo a beber se não tudo desanda gentem e isso ajuda muito gentem, muito mesmo!

 GRÃOS E FRUTAS SECAS

Ela me deu a dica, eu agarrei com unha e muitos dentes...rs. Não gosto de feijão, aprendi a gostar de outros grãos, lentinha, grão de bico, feijão branco, ervilha.... temos que agradar nossos olhos e nosso paladar. As frutas secas são meu lanchinho.



                                  ÁGUA

Confesso que esse foi e é o desafio da minha vida: tomar água. Até que antes de operar eu tomava mais água, mas depois, o estômago fica pequeno, água intala e me faz mal ninguém acredita, mas é verdade, água me entala, passo super mal se beber apressadamente!
Mas todas podem fazer um sacrifício de beber esse líquido precioso, pois além de ajudar a todos os órgãos do nosso corpo, é o aliado nº 1 da pele.
Não queira beber tudo de uma vez, vá intercalando copos de água com seus lanches, mas inclua sempre água no seu dia-a-dia.


Isso tudo eu fui fazendo gentem aos pouquinhos, trocando o chocolate por frutas, trocando o leite integral por semi-desnatado. Adaptando o gosto das coisas, incluíndo a barrinha de cereal que tive que experimentar todas do mercado para achar graça em alguma, e tentando substituir tudo que podia por ligt. Essa brincadeira durou cerca de 11 meses e me rendeu 8 kg a menos. Fazia uma caminhada de leve, pois como a maioria das pessoas que sofrem de obesidade, o sedentarismo é o nº 1 na vida das mesmas. Eu só barganhei gentem, juro que não fiz dieta, fiquei esperando minha cirurgia e fazendo análise e barganhando a comida. Digo hoje que tudo na vida é uma questão de escolha, eu hoje escolho comer algo mais calórico, como até feijoada, mas jamais como exageradamente.
Para finalizar, não posso deixar de falar na minha ansiedade e o que me ajudou muito para domar a mesma: Trident!


Pode paracer loucura minha, mas ele me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiito! Imagina, você opera e quer perder todos seus quilos extras na hora! É deprimente você achar que irá emagrecer rápido, tipo amanhã já estarei fina. É um processo, como tudo na vida, pede tempo e muita dedicação. E o chiclé me ajudou, pois como não engorda, ele me aliviava a tensão e a fome. Mas isso não é para ficar o tempo todo com chiclé viram? É só um amigo que alivia nos momentos de pura tensão!
Espero que essas dicas possam ajudar vocês a fazer melhores escolhas, e nada disso adianta se você não se exercitar com algo. Tudo depende da suas escolhas... próximo post, trarei receitas fáceis que procuro adequar as minhas paixões calóricas... um abraço e ...













5 comentários:

  1. Rose, mais uma vez, eu adorei as suas dicas!
    Eu odeio salada, vou tentar colocar o bacon e o peito de peru, quem sabe assin né?
    E agora eu entendi o motivo q eu não sinto fome quando eu masco chiclete...

    ResponderExcluir
  2. Amanda tenta sim colocar coisinhas q vc gosta, mas pouquinho ok!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Rose, excelentes dicas! Eu já percebi que o negócio é esse mesmo, barganhar. No meu caso, não conseguiria comer salada mesmo com bacon e parmesão, porque não consigo comer 'comida fria', entende. Essa é uma das minhas broncas com salada. Gosto de brócolis e couve-flor, mas deles recém cozidos, ainda morninhos. Mas já descobri que acrescentando o legume ou a verdura na comida, dá pra comer... Arroz com espinafre e cenoura ralada, por exemplo. Mas tem que estar tudo quentinho, kkkkkk! Frutas eu gosto de várias, só deixo de comer por preguiça mesmo. Agora água, isso sim, talvez o único hábito saudável que eu tenha na vida: Bebo MUITA água!

    Rose, tô adorando o blog. Vai conseguir ajudar uma pá de gente com essas dicas ótimas!

    Super beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Larissa vou te dar umas dicas de suflê de legumes assado com pouca gordura... Vc come suflê????

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas Rose !
    Vou confessar que quase não consumo frutas e legumes e verduras, vou tentar dar uma incrementada pra ver se vai !
    E água ? Gente, tem dia que não ponho uma gota de água na boca !
    Preciso mudar os hábitos urgentemente !

    Beijo,
    Jaqueline

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...